O projeto para a Fazenda Santa Fé foi um novo desafio. Por ser um confinamento de grande porte, com capacidade total de 70 mil cabeças de gado, e ja contar com diversas soluções de automação, porém todas sendo ilhas de informação sem vínculo entre si, o que muitas vezes ao invés de ajudar, acaba se tornando uma enxurrada de informação que atrapalha a operação e cai em desuso.
O objetivo inicial era desenvolver um sistema MES que fosse capaz de organizar e realizar corretamente a produção e distribuição de comida para o gado, algo que éra um desafio operacional, pois apesar de parecer simples alimentar um grupo de animais, nao realidade existem muitos cenários de otimização e análises de ganho de massa muscular e gordura que são levadas em consideração ao determinar a quantidade de comida que o boi irá comer.
Um destaque especial desse projeto foi a implementação do RTO (Real Time Optimization). Esse recurso foi utilizado para calcular a velocidade com o caminhão que distribui comida aos animais deveria percorrer sua rota, pois é com a velocidade do caminhão que distribuimos mais ou menos comida para determinado curral de animais.
Tela Balança Rodoviária
Mas antes de chegar ao ponto alvo de distribuição de comida, existiam outros processos indiretamente ligados a isso que precisamos trazer para o MES, como controle de portaria, para entrada de pessoas e cargas, além do controle de pátio de veículos e a balança rodoviária, esse conjunto de etapas operacionais é essencial para garantir segurança e documentar tudo que entra e sai do confinamento, sejam animais ou insumos para consumo.
Veículo de Distribuição de Ração
Veículo de Distribuição de Ração